
#1 – Falta conhecimento básico ou compreensão do conteúdo anterior
Diferentemente de outras disciplinas, o estudo da Matemática é construído a partir de conhecimentos interligados.
Isso quer dizer que, se você não entendeu completamente um assunto anterior, terá sérias dificuldades no assunto seguinte e não conseguirá se aprofundar nas fases posteriores.
A alternativa é verificar que conhecimento básico você precisa revisar ou reforçar antes de seguir adiante. Para isso, você pode estudar sozinho, por meio de livros ou cursos online, ou pode contar com a ajuda de um professor particular.
#2 – Você não decorou a tabuada
Memorizar os resultados da tabuada é de grande ajuda para o seu estudo, pois dá agilidade na hora de realizar os cálculos.
Contar nos dedos, além de expor ao risco de perder o raciocínio central do problema, é bem mais lento que ter o resultado na ponta da língua.
Isso pode fazer a diferença em conseguir terminar a tempo uma prova com muitas questões, já que nem sempre o uso de calculadoras é permitido.
Deseja se preparar para uma carreira militar como oficial do Exército? Clique aqui e saiba como.
#3 – Não conhece a linguagem matemática e seus símbolos
Assim como algumas outras áreas do conhecimento, a Matemática possui uma linguagem própria, que utiliza símbolos e precisa ser interpretada.
Ter familiaridade com essa linguagem faz parte do conhecimento básico e é imprescindível para entender e resolver problemas.
Essa familiaridade só é adquirida com a prática, ou seja, resolver muitos e muitos exercícios.
Deseja se preparar para uma carreira militar como sargento do Exército? Saiba como, clicando aqui.
#4 – Não resolver muitos exercícios
Não adianta apenas entender, é preciso assimilar. Essa assimilação é obtida por meio da resolução de muitos exercícios.
Ao contrário do que muitos pensam, a Matemática tem aplicação prática em muitas situações cotidianas, como o troco de uma compra, a construção de um prédio ou o percentual de desconto no salário.
Resolver exercícios e problemas é a melhor forma de compreender essa aplicabilidade e de fixar o conteúdo estudado, conectando-a com o dia a dia.
#5 – Não estar bem descansado e com foco
Para estudar matemática é preciso concentração e disciplina. No final do dia, depois de muitas atividades, geralmente estamos tão cansados que não temos disposição, nem força de vontade.
A melhor hora para estudar essa disciplina, portanto, é quando estamos descansados e preparados para manter o foco. Caso contrário, haverá pouca ou nenhuma compreensão do conteúdo.
#6 – Estudar apenas na véspera
Para estudar Matemática é preciso compreensão e muitos exercícios. Nada disso é possível em pouco tempo.
Se precisa estar preparado para uma prova, faça isso com antecedência. Estudar essa disciplina não é um bicho de sete cabeças, mas exige planejamento e organização.
